Oiii !!!


Este blog faz parte de uma pesquisa. Ele é super importante para a conclusão de um Mestrado que estou fazendo em Civilização Estrangeira na Universidade de Lyon 2, na França. Neste trabalho de pesquisa busco descobrir o sentido da rua e da cidade para meus ex-alunos.A tua participação me ajudará na reflexão sobre o sentido da cidade de Florianópolis para ti e teus colegas. Se tiveres cadernos, diário, folhas de exercícios, fotos, filmes, etc., do tempo em que tu foste meu aluno(a) me comunica, pois eles são documentos importantes que vão contribuir para minha pesquisa.
Quero deixar registrado, que me comprometo em apresentar os resultados desta pesquisa.
Meus objetivos são:a) conhecer os traços deixados pela experiência das saídas de estudos; b) interagir com as pessoas através de fotos tiradas em sala de aula, em saídas de estudos, etc., e através das atividades;c) discutir sobre os momentos vividos, as impressões e as sensações que ficaram;
Espero que à partir da visualização das imagens abaixo tu possas fazer um mergulho na tua memória e ....
a) escrever sobre a realização de diferentes atividades;b) abordar as tuas percepções sobre o espaço do bairro e/ou cidade;c) descrever a relação estabelecida entre eu e os alunos, dos alunos entre si ou com outras pessoas da comunidade; d) falar das situações e sensações que ficaram registrados na tua memória.
SE ESTIVERES DISPOSTO (A) A CONVERSAR COMIGO SOBRE ESSE ASSUNTO, POSSO TE TELEFONAR! Entra em contato e me passa teu numero e marcaremos dia e hora...

IMPORTANTE : Os trabalhos e as fotos, tu poderás localizá-los à partir do ano de sua realização. Encontrarás na parte inferior desta página mais fotos e trabalhos. Confira!!! [clicando sobre a imagem tens a possibilidade de ampliá-la ou copiá-la ]

"Recordar também é viver!!!
Um grande abraço!!!

Nesta primeira foto, podemos ver os alunos caminhando sobre o asfalto numa avenida do bairro, eu diria uma pequena estrada. Trata-se de uma avenida paralela a praia e que possibilita o seu acesso direto a partir da estrada principal sem passar pela avenida central do bairro e pelo que podemos observar, não é uma avenida muito movimentada. Há bem pouco tempo ela era de chão batido. Nesta primeira foto da avenida percebemos apenas uma casa e uma vegetação secundária, ou seja, recente. A inexistência de calçada no lugar compromete a segurança dos pedestres.

Na paisagem da segunda foto, observamos a continuação da avenida. Ao fundo um morro em contato com o céu azul, o que indica que estamos numa parte mais baixa do relevo. Mais abaixo vemos uma área cercada onde identificamos uma vegetação alta e algumas arvores.
Este grande terreno faz limite com outros onde existem algumas poucas e modestas casas, sendo que ao fundo, invisível aos nossos olhos passa o rio sangradouro. Mas o que predomina nesta foto é a visão do asfalto feito recentemente e digamos bem sinalizado. As calçadas agora existentes dos dois lados da avenida são estreitas. Mas as pessoas por aqui têm o habito ou preferem andar no meio na rua, fora dela, como podemos observar é o caso do rapaz surfista e de uma pessoa que passa. Na entrevista dos alunos ao jovem surfista, ele diz que é originário do Rio Grande do sul, que é gaucho, tem 23 anos e mora no bairro ha três anos. Ele desconhece a historia do Rio Sangradouro, mas tem consciência que no passado ele não era poluído e que atualmente as pessoas não se banham mais nele por causa da poluição. Ele pensa que o grande culpado pela poluição do rio é a prefeitura que deveria tratar os esgotos de todas as casas “se for feito o tratamento dos esgotos de todas as casas da beira do rio, ele voltara a ser limpo. O esgoto da minha casa não é tratado e vai para a fossa.” Confessa que atualmente não ajuda em nada na preservação do rio.

Nenhum comentário: